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Consultoria de Marketing Digital para Psicólogas: como funciona?

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Consultoria de Marketing Digital para Psicólogas

Aqui estão dois temas pelos quais sou apaixonado: Psicologia e Marketing Digital. O primeiro, porque foi o que escolhi para cursar na faculdade (5 anos de bons aprendizados que levo pra vida). O segundo, escolhi para vida. Então, nesse post, vou unir minhas paixões e te contar sobre a Consultoria de Marketing Digital para Psicólogas.

Antes de mais nada, é importante falar que na Farmer atendemos todo tipo de empresa. Desde serviços, B2C, educação e por aí vai… Afinal, oferecemos uma consultoria que pode ajudar qualquer empresa a vender mais.

Por isso, acho importante contextualizar um pouco, ir a fundo e contar como funciona a Consultoria de Marketing Digital para Psicólogas.

Então, bora lá?

O Diagnóstico está no começo de tudo

Aqui nessa fase é que vamos procurar entender principalmente suas necessidades e objetivos. Além disso, para criar uma estratégia sua (específica por cliente), conversamos para compreender:

  • Especialidades e abordagem;
  • Diferenciais;
  • Público-alvo;
  • Concorrentes;
  • Pontos Fortes e Fracos;
  • Objeções dos clientes na hora de contratar;
  • Quanto tempo em média um cliente permanece;
  • Como é o processo de venda (entre a pessoa te conhecer e virar cliente);
  • Valor da consulta;
  • Pretensão de Investimento mensal (esses dois últimos são importantes para acompanharmos o Retorno sobre investimento do projeto);
  • Seus números de contatos atuais;
  • E por aí vai!

Depois, com todas essas informações em mãos, compreendemos o cenário atual. Dessa forma, conseguimos traçar os objetivos que conseguimos e pretendemos atingir. Aqui tem uma coisa importante: um alinhamento de expectativas.

Diagnóstico: momento de alinhar expectativas

Muitas vezes, recebemos clientes com uma super expectativa e um orçamento baixo (comparado com a expectativa). Portanto, nesse momento, buscamos alinhar o que pode acontecer e o que é necessário para alcançar o tal objetivo.

Também no diagnóstico é que percebemos possíveis melhorias no processo comercial ou de pós-vendas. Assim, através deles conseguimos otimizar a receita dos nossos clientes. Por exemplo, imagine que você conversa com 10 pessoas interessadas e apenas 1 vira cliente. Então, se eu melhorar um pouco, chego em 3 ou 4 clientes em 10.

Quando o seu cliente fica pouco tempo, podemos pensar juntos em formas de gerar valor contínuo para ele no pós-venda. Para isso, acompanhar a evolução por exemplo, com um NPS (pesquisa de satisfação).

Diagnóstico: importante para definir o foco

Além disso, no diagnóstico buscamos entender onde focar os esforços. Aqui, imagine que você tem um bom volume de clientes e deseja aumentar esse número com certa calma. Então, podemos pensar em trabalhar mais a otimização para o Google (já que trará resultado a médio e longo prazo).

Por outro lado, se você tiver a necessidade de ganhar novos clientes com agilidade, o investimento em mídia paga (como Google Ads ou Facebook Ads) precisa ser ativado. Provavelmente, com uma boa verba.

Em resumo, é no diagnóstico que entendemos seu cenário completo e começamos a traçar onde queremos chegar e por onde vamos.

Consultoria de Marketing Digital para Psicólogas

O segundo estágio da Consultoria de Marketing Digital para Psicólogas é o Planejamento

Primeiro, ali em cima falei do Diagnóstico. Agora é hora de criar um plano de ação. Aqui definimos, por exemplo:

  • Quantos posts por mês vamos criar em blog ou rede social;
  • Em quais dias e horários postaremos conteúdos;
  • Quais os temas de cada post (TBT, venda, dúvida comum…) ou stories (vai ter participação da psicóloga ou não, caixinha de pergunta, link);
  • Quais palavras-chaves queremos ranquear ou comprar no Google;
  • Qual orçamento vamos destinar para cada campanha ou grupo de anúncio;
  • Como será o site (se precisar ser criado);
  • Quais alterações faremos no site (caso já existe e seja apenas otimizado);
  • Quais métrica vamos analisar mês a mês no relatório;
  • Quais chamadas para ação vamos trabalhar nas redes sociais e no site;
  • E um pouquinho mais…

Sobretudo, nesse plano, vamos procurar definir um cronograma. Depois, esse material é validado com você e procuramos segui-lo ao máximo. Hoje, sou feliz demais em dizer que as únicas alterações que acontecem nos cronogramas partem dos nossos clientes: somos bons de cumprir prazos!

Atualmente, em 2022, temos 5 anos de Farmer: já fui sócio sozinho e confesso que não sou a pessoa mais organizada do mundo. Então, meus clientes já sofreram com meus cronogramas malucos. Mas, desde 2020 tenho uma sócia organizada demais, que salvou a empresa e a saúde dos nossos clientes! #ValeuBandBand

Então, cronograma e tarefas em dia para nós não é problema!

Nossos pontos de referência

De fato, de tempos em tempos, voltamos no diagnóstico e planejamento. Afinal, é importante comprar o planejado com o realizado. Principalmente para verificar se estamos atingindo os objetivos que definimos. Quando necessário, alteramos as rotas.

Aqui na Farmer, procuramos planejar de 6 meses a 1 ano. Então, todo ano criamos planejamentos novos, já que vamos atingindo algumas etapas e os objetivos vão mudando (muitas vezes crescendo).

Aliás, uma dúvida que geralmente aparece quando falo de Consultoria de Marketing Digital para Psicólogas é quem vai mandar as demandas. Ou seja, se é você que precisa dizer o que precisa ser feito ou nós diremos. Inclusive, esse é um dos grandes motivos de existir um planejamento, e também é um dos nossos mantras. Em resumo: nós entendemos de Marketing Digital, então nós definimos o que é necessário e você aprova.

O investimento: quanto custa uma consultoria de marketing digital para psicólogas?

Sem dúvida, um ponto importante aqui do planejamento é o investimento. Então, vamos direto ao assunto: nossos clientes da área de saúde geralmente investem a partir de R$4.500/mês. Mas, isso considerando tudo: nossa mensalidade, anúncios e ferramentas. Então, abaixo desse valor julgo impossível de trazer um resultado interessante.

Mais pra frente (quando falar de Ads) explico o porquê…

Vamos avançar?

Depois de diagnosticar e planejar, é hora de executar: e o início é imediato!

Com certeza, essa é a hora mais interessante para nossos clientes. Afinal, é quando tudo começa a se materializar e os resultados, a aparecer.

A saber, a execução começa já no primeiro mês. Inclusive, em casos em que precisamos criar anúncios e gerar leads com Google Ads, chegamos a colocar uma landing page para rodar. Assim, já começamos a receber leads com 2 semanas de projeto em média.

Muito legal, né?

Pois é, essa é outra novidade que a Luciana me ajudou a trazer. Antes, nós cuidávamos do planejamento durante os primeiros 30 dias sem nenhuma ação. Agora, conseguimos alguns leads interessantes antes mesmo de finalizar o plano.

Divisão das responsabilidades

Então, na execução do projeto, podemos cuidar sozinhos de tudo ou apoiar a equipe do cliente na produção dos materiais. Em geral, com psicólogas e médicos, o mais comum é cuidarmos de toda a entrega.

Na verdade, vou confessar que gosto mais desse modelo. Porque somos 100% responsáveis pelo resultado assim.

Afinal, na prática isso significa que tudo o que planejamos, vamos entregar para aprovação e lançar após seu feedback. Aqui temos pessoas que cuidam do planejamento, criação, arte, texto e programação. Então, juntamos tudo e colocamos a estratégia para rodar.

Aliás, como temos diversas aprovações prévias, conseguimos ter boa assertividade na entrega das atividades.

Exemplos práticos: site, redes sociais e blog

Para você ter uma ideia, antes de ver o site pronto, nosso cliente aprova um wireframe (como esse aqui), que é um esqueleto do site. Assim, ele avalia e manda feedback sobre o layout, lê e opina sobre os textos, e só então recebe o site pronto.

Dessa forma, são várias aprovações até o resultado final! Então, conseguimos entregar o que foi combinado de fato. 😉

Também nas redes sociais, Google Ads e e-mails acontecem um processo muito parecido…

Por exemplo, falando em rede social, entendemos que seu dia a dia pode ser bem corrido. Por isso, procuramos entregar todos os posts do mês, ainda no mês anterior ao de publicação. Assim, você tem tempo hábil para ler post por post e aprovar arte por arte, com calma.

Por sua vez, no blog, quando sugerimos e criamos os blog posts vamos alinhando tudo desde o início. Por exemplo, a linguagem, o tom de voz, palavras que podem e as que não podem ser usadas, até chegarmos no conteúdo ideal.

Por fim, cuidamos da análise dos dados na Consultoria de Marketing Digital para Psicólogas

Aqui vou começar confessando o principal motivo por que eu mudei da Psicologia para o Marketing Digital: os dados.

De fato, não tem jeito: no Marketing Digital temos controle total das informações. Ou seja, consigo te dizer por exemplo de onde vieram os visitantes que viraram clientes. Qual palavra-chave gerou venda, qual origem (Google gratuito ou pago, rede social, e-mail, outros sites…) trouxe mais clientes. Quanto preciso gastar para ter um cliente e por aí vai…

Relatórios mensais: por que tê-los?

Aliás, isso nós levamos muuuito a sério por aqui. Por isso, todo começo de mês investimos em preparar os relatórios de nossos clientes. Essa é a hora da verdade. Vou te dizer por exemplo:

  • Quantas visitas;
  • Quantos leads;
  • Quantos interesses;
  • Quantidade de novos clientes;
  • Quantas visitas, leads, interesses e clientes por origem.

Além disso é possível saber o quanto de fato é o custo por:

  • Visita
  • Lead;
  • Interesse;
  • Cliente novo;
  • E assim calcular o ROI (retorno sobre o Investimento).

Aqui na Farmer, gosto de dizer que entregamos o que gostaríamos de ter para nós. Assim, nosso relatório responde o que nós gostaríamos de saber investindo R$4.500/mês.

Aliás, essa é minha segunda agência, muito porque acho que o Marketing Digital só faz sentido se fechar a conta. Se não fechar, não adianta eu ser muito legal, os posts chegarem no dia, ter curtida, ter visita e não ter cliente.

Não adianta.
Por isso, levamos relatório muito a sério.

Análise de vendas: o resultado do marketing, na prática!

Para acompanhar as vendas, é bem importante que você ou sua secretaria use um CRM. Enquanto não for possível, precisamos que pelo menos nos envie uma relação dos e-mails de quem estava interessado e virou cliente. Assim, podemos medir se, de fato, o marketing está trazendo resultados reais aonde realmente importa: nas vendas.

Em resumo, nossa Consultoria de Marketing Digital para Psicólogas consiste nesses 4 pontos que comentei aqui em cima. Na verdade, tenho conexão com o ramo, gosto das conversas e do trabalho, então ficaria bem feliz se você (achando que faz sentido) nos contactasse para te ajudar. =D

A partir daqui, vou comentar o que acho que todo projeto de Marketing digital para psicólogas precisa ter.

Bora ver?

Consultoria de Marketing Digital para Psicólogas

1. Investir sempre em um bom site

Não tem como fugir. Se você quer ter resultado de verdade, não pode ter apenas um perfil no Instagram. Afinal, não dá para o interessado buscar seu nome e não achar um site profissional.

Além disso, não dá para depender apenas de uma fonte (que você nem pode controlar tanto). Ou seja, é preciso ter um site para chamar de seu.

Mas, o que esse site precisa ter?

  • Página sobre você ou sobre a clínica;
  • (Sendo uma clínica) uma página para cada psicólogo que atende;
  • Página para seu endereço (ou cada localização da clínica);
  • Uma página para cada tipo de atendimento que faz (casal, individual, criança…);
  • Um blog para falar dos “problemas” que você mais auxilia pessoas (depressão, ansiedade, ciúme, TOC…) e responder dúvidas comuns;
  • Uma página com formulário para as pessoas agendarem uma consulta.

Sem dúvida, esse é o mínimo do mínimo.

Como definir quais páginas ter no site: a pesquisa de palavras-chave

No entanto, tudo isso que listamos acima precisa sair de uma pesquisa prévia. Então, nós sempre buscamos no Google pelos termos que seu público-alvo pesquisa, para pensar em quais páginas seu site precisa ter.

Também é essa pesquisa de palavra-chave que vai nos ajudar também a pensar nos blog posts, redes sociais e Google Ads.

Aqui, fiz uma pesquisa bem rapidinha para esse post, que vou colocar abaixo:

Consultoria de Marketing Digital para Psicólogas

Então, olhando os prints acima, você percebe que existem 18.100 pesquisas por mês para “Terapia de Casais”? Pois se essa é sua especialidade, você precisa de uma página sobre isso! Além disso, o termo “Psicólogo em SP” tem 880 demandas por mês. Portanto, para alcançar esse público, é importante que esse seja o título da sua página inicial ou que tenha uma página com essa URL e título.

Vamos a eles!

 

2. Investir sempre em SEO

A saber, SEO é a otimização que desenvolvemos para que o site apareça no Google. Ou seja, sabe essa planilha que eu falei ali em cima?

Então, pegamos ela, criamos todos os conteúdos, colocamos no site, otimizamos ele bonitinho com título, imagem, quantidade de palavras, certificado de segurança, versão para celular e velocidade rapidinha para quando o Google entrar, achar tudo certinho e colocar seu site nas primeiras páginas.

Realmente, isso parece que é algo de outro mundo! Mas o importante aqui é falar do prazo: esse é um investimento com resultado a médio e longo prazo.

Inclusive, esse tempo pode ser ainda maior se seu domínio é jovem. Afinal, domínios mais antigos (sem punição) ranqueiam mais rápido.

No entanto, o legal daqui é que além de gratuito, o Google costuma manter a posição conquistada pelo seu site por um bom tempo. Além disso, quanto mais páginas tiver, mais chances de ranquear tem.

Ou seja, sucesso demais!

 

3. Investir sempre em um Blog

Sem dúvida, o Blog é a melhor resposta para quando falei ali em cima em “responder dúvidas”. Por isso, “quanto mais páginas, mais entradas”.

Com certeza, se você observar, verá que para a maioria das pesquisas que faz no Google, encontra posts de blog como resposta. Mas a GRANDE maioria mesmo.

Agora, vou colocar aqui mais uma parte da pesquisa de palavras-chaves:

Consultoria de Marketing Digital para Psicólogas

Olha que interessante: a Terapia de Casal é algo que tem um super volume. Mas, outro volume interessante tem as dúvidas: funciona? é bom? e valor.

Assim, as 3 apontam para pesquisas de pessoas que estão pensando em fazer mas ainda não se convenceram. Ou não sabem quanto custa.

Mas, concorda comigo que essas pessoas têm desejo de fazer? Então, vou dar um spoilerzinho sobre o próximo tópico: volta na imagem e observa o custo por clique, é menor que a Terapia de Casal. Além disso, a concorrência também.

Agora, olha esse aqui:

Consultoria de Marketing Digital para Psicólogas

Então, percebe que aqui temos pesquisas de quem nos “deu” mais detalhe? Por exemplo, na primeira coluna temos “traição”, depois “familiar” e por último “namorados”. Assim, em cima desses detalhes você consegue, facilmente, criar um conteúdo que conecte com quem lê.

Agora, bora falar de anúncios?

 

4. Investir sempre em Anúncios

Em primeiro lugar, preciso deixar claro: é impossível pensar numa Consultoria de Marketing Digital para psicólogas sem falar em Anúncio. Não dá. 

Por que não? É simples demais: previsibilidade.

Afinal, com anúncio você tem volume e consegue prever o volume de visitas, contatos e clientes.

Assim, seja anunciando no Google (focado em palavras-chaves) ou em Redes Sociais (pelo perfil), nós conseguimos estimar (e acompanhar mês a mês) o volume de resultado que teremos.

No entanto, único caso em que dispensamos anúncio é quando você já tem um site que ranqueia para qualquer termo que gostaria de receber visita. E sabe quando isso acontece?

Nunca! =D

De fato, é muito difícil que aconteça. Então, sempre teremos anúncio. Mesmo que seu site ranqueie para bastante coisa legal, vai ter palavra-chave importante.

Geralmente, buscamos anunciar no Google para termos como:

  • Especialidade (Ex: Terapia de Casal, Depressão, Ansiedade…);
  • Psicólogo (no geral);
  • Consulta, valor, preço;
  • Região.

Aliás, sobre esse último ponto, dá uma olhadinha (novamente) na minha planilha:

Planilha

Aqui conseguimos entender o volume de pesquisa e estimar quanto vamos gastar por clique para atrair quem está em nossa Zona (aqui considerei São Paulo).

Como falei ali em cima, anúncio precisa estar na sua estratégia. Por isso, nós estamos aqui para escolher os melhores termos e otimizar as campanhas mês a mês. Assim, conseguimos diminuir o custo por visita e por aquisição de cliente.

Bora para o último tópico?

 

5. Em muitas vezes, investir em Redes Sociais

Por que nos outros coloquei “sempre” no título e aqui deixei um “muitas vezes”?

Primeiro, porque para mim rede social significa trabalho. Em outras palavras, não adianta nada falarmos do seu consultório e você não aparecer. Mas, aí é aparecer de verdade, com frequência. Realmente não adianta divulgar sua clínica e seus psicólogos não dão as caras.

Então, o trabalho é grande. Por isso, nem sempre as psicólogas estão dispostas. Na verdade, em outros ramos acontecem o mesmo: nem sempre existe um protagonista, daí o que acontece? Fica um Instagram que tem cara de ter uma agência por trás.

Engaja?
Não.

E sem engajamento, não tem rede social.

Então, eu incluo rede social quando pode fazer sentido. Se você estiver a fim, inclua. Se não, invista nos outros pontos.

Ficou claro pra você como funciona nossa consultoria de marketing digital para psicólogas?

Espero que sim. Se não ficar, pode comentar aqui ou me mandar mensagem no marcelo@farmermkt.com.br e vou ficar felizão em te responder. Afinal, esse é um ramo que eu gosto demais de falar.

Aqui a minha ideia era explicar nosso trabalho, mostrar as etapas e deixar a porta aberta para você me contactar se achar que faz sentido trabalharmos juntos. Fico bem a vontade de oferecer esse projeto, porque temos boa expertise, entregamos mais que o combinado, analisamos os resultados como se seu consultório fosse nosso e somos comprometidos demais com venda.

E eu sei que vender não aprendemos na faculdade. E eu aprendi na vida. Então, bora conversar para te ajudar a vender mais.

Até mais! 😉

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Marcelo Oliveira

Sócio-fundador da Farmer, psicólogo de formação, trabalha com Marketing Digital desde 2008. É apaixonado por SEO, Inbound, Marketing de Conteúdo e Wordpress. Viciado em livros, corrida e uma boa pedalada.

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